A IMPORTÂNCIA DA AGILIDADE NO ATENDIMENTO CARDÍACO

A IMPORTÂNCIA DA AGILIDADE NO ATENDIMENTO CARDÍACO

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. São aproximadamente 18 milhões de pessoas que perdem a vida todos os anos e, entre elas, algumas poderiam ter um destino diferente se considerassem a eficácia e a agilidade de um atendimento especializado.

Apenas um terço dos pacientes com infarto apresentam sintomas clássicos como a dor torácica, mas náuseas, suor frio, tonturas, falta de ar, indigestão, rigidez nos membros superiores e até a ansiedade podem ser sintomas indicativos de um infarto e, neste caso, um atendimento especializado pode fazer toda a diferença para um diagnóstico precoce e preciso.

O infarto acontece quando há uma obstrução das artérias que irrigam o coração. Sem receber o sangue com oxigênio e nutrientes, as células do músculo cardíaco entram em sofrimento e, em pouco tempo, morrem. Este é o principal fator que deve ser considerado no atendimento de emergência. Quanto mais rápido e especializado for o atendimento ao paciente com infarto, melhor será a sua evolução, e maiores serão as chances de prevenir a insuficiência cardíaca e de reduzir a mortalidade. Como os nossos especialistas do coração costumam dizer: “tempo é músculo, tempo é vida”.

Em uma Emergência Cardiológica 24 horas, como a do Hospital do Coração do IMC, toda a equipe está treinada para identificar doenças cardiovasculares com o máximo de agilidade e prosseguir com o atendimento adequado para cada caso. O HMC conta com equipes experientes 24 horas por dia e recursos que permitem, além do diagnóstico preciso, os mais variados tratamentos cardiovasculares, com cardiologistas, cirurgiões cardíacos, hemodinamicistas e intensivistas renomados.

WhatsApp
Enviar WhatsApp