CHECK-UP CARDIOLÓGICO

CHECK-UP CARDIOLÓGICO

O seu coração está realmente saudável?

Estamos vivendo um momento muito delicado na saúde com a pandemia da Covid-19. Tivemos que mudar hábitos de vida, de comportamento, a forma de cuidar da saúde e nos acostumar com o isolamento e distanciamento social. Novas formas de se exercitar foram introduzidas em nosso cotidiano, o que se encaixava nas possibilidades, além do uso obrigatório de máscaras. A angústia de conviver com o inserto tem causado uma enorme ansiedade e com tantas mudanças será que estamos realmente preparados para viver nesse novo mundo? E o nosso coração, está?

O check-up cardiológico tem o propósito de prevenir doenças cardíacas ou identificar precocemente alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes dos sintomas, como as placas de gordura que provocam o infarto. O estresse e a ansiedade podem provocar pequenas inflamações nas artérias do coração que propiciam o acúmulo das placas de gordura.

As doenças cardiovasculares têm mais chances de cura quando são detectadas precocemente e, mesmo com hábitos saudáveis, é importante procurar um cardiologista, pois os antecedentes familiares também são importantes fatores que predispõe as cardiopatias. Por isso é tão importante o check-up antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, mesmo sem sintomas, quem pode avaliar a sua condição cardiovascular é o médico.

Homens com hábitos saudáveis devem procurar o cardiologista a partir dos 35 anos, as mulheres podem iniciar aos 40 anos. Nos casos em que há fatores de risco existentes: obesidade, diabetes, histórico familiar, hipertensão, entre outros, recomenda-se o check-up cardiológico a partir dos 20 anos.

Lembre-se: em caso de sintomas ou mudança no estado geral de saúde o cardiologista deve ser procurado imediatamente. Algumas doenças do coração são assintomáticas e só se manifestam quando estão em fase crítica.

WhatsApp
Enviar WhatsApp