Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de Antimicrobianos “Unidos para preservar os antimicrobianos”

Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de Antimicrobianos “Unidos para preservar os antimicrobianos”

Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a Semana Mundial de Conscientização sobre o uso Antimicrobianos com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o problema global da resistência microbiana e encorajar as melhores práticas entre o público em geral, profissionais de saúde e formuladores de políticas para impedir o surgimento e disseminação de infecções por microrganismos resistentes aos antimicrobianos.

Em 2020, a semana será de 18 a 24 de novembro e tem como tema “Unidos para preservar os antimicrobianos”, reforçando a necessidade de implementação de Programas de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos.

Considerando isso, os responsáveis pelo Projeto Stewardship Brasil: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) e o Hospital Santa Cruz/UNISC apresenta mais alguns dados da Autoavaliação do Gerenciamento do Uso dos Antimicrobianos e reforça a importância da implementação do programa de gerenciamento do uso de antimicrobianos pelos serviços de saúde do país.

O uso inadequado ou incorreto dos antimicrobianos pela população em geral é um dos grandes problemas que contribuem para a seleção de cepas resistentes, promovendo a disseminação de microrganismos resistentes. Dessa forma, a atuação do profissional de saúde, conscientizando e orientando o paciente ou seus acompanhantes/familiares para o uso correto desses medicamentos é uma importante ação para o combate esse grave problema de saúde pública.

WhatsApp
Enviar WhatsApp