5 DICAS PARA UMA CEIA DE NATAL SAUDÁVEL Ingredientes que ajudam a cuidar do seu coração

5 DICAS PARA UMA CEIA DE NATAL SAUDÁVEL Ingredientes que ajudam a cuidar do seu coração

Ao longo do ano inteiro buscamos diversas formas para manter uma alimentação saudável e balanceada para evitar as doenças cardiovasculares, mas com as festas de Natal e Ano Novo vêm as tentações, alimentos gordurosos, excessos de açucares e de bebidas alcoólicas. Em meio a diversão e comemoração é difícil evitar, mas existem opções que podem deixar a ceia agradável e saborosa, sem prejudicar a saúde.

Aquela farofa deliciosa não pode faltar na ceia de Natal, mas podemos substituir os embutidos, como o bacon – que é rico em gordura saturada e em excesso pode estar associado a obesidade e hipertensão arterial – pela amêndoa, que além de ser fonte de vitaminas e fibras reduz os níveis do colesterol ruim e eleva o colesterol bom no sangue.

1. Evite carnes temperadas e embutidos

As famosas aves de Natal, em sua maioria, já vêm temperadas de fábrica. Esses alimentos costumam ser ricos em sódio, além de outras substâncias sintéticas, como aditivos alimentares, corantes, aromatizantes, conservantes e realçadores de sabor. Dê preferência por carnes sem temperos prontos, faça seu próprio tempero com produtos naturais.

2. Cuidado com o excesso das Oleaginosas

As famosas sementes de cascas duras, consumidas amplamente no Brasil e no mundo, como amêndoas, avelãs, castanha-do-brasil, castanha de caju, macadâmia e noz, são consideradas saudáveis, pois têm grande quantidade de gordura poli-insaturada e altos teores de antioxidantes, proteínas, minerais e fibras. Mas seu consumo em excesso pode gerar ganho de peso, então cuidado com a quantidade.

3. Modere o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes

O Natal e o Ano Novo acontecem em pleno verão no Brasil e por isso as bebidas reinam durante as festas. O alto teor calórico dos refrigerantes e o álcool dos vinhos e espumantes aumentam o risco de doenças cardiovasculares e, por isso, devem ser consumidos com moderação. Uma ótima opção para substituir essas bebidas são os drinks de frutas não alcoólicos e sucos naturais, que refrescam e são saudáveis.

4. Açúcar: fuja desse vilão

O excesso de açúcar pode resultar em diabetes, obesidade e aumentar o nível de triglicérides, ou seja, está associado a três fatores de risco que podem desencadear doenças cardiovasculares. É inevitável, o açúcar com certeza estará presente na sua ceia, seja no famoso panetone ou na rabanada, nas tortas, em sorvetes, em bebidas e até na uva passa. Nesse caso, uma boa dica é evitar sobremesas industrializadas, dar preferência para as frutas e sempre buscar a moderação.

5. Faça você mesmo

Mais do que substituir produtos industrializados e ultraprocessados, as confraternizações de final de ano são uma excelente oportunidade para botar a mão na massa e preparar os alimentos em casa, em família. Nada melhor do que saber exatamente quais produtos foram usados, de que forma foram preparados e poder adaptar algumas receitas para tornar sua ceia ainda mais saudável.

WhatsApp
Enviar WhatsApp