ATIVIDADE FÍSICA E O CORAÇÃO: O que é importante saber?

ATIVIDADE FÍSICA E O CORAÇÃO: O que é importante saber?

Os exercícios físicos são, sem dúvida, importantes para todo o organismo, por isso é uma das principais medidas de prevenção às doenças cardíacas e, para deixar o sedentarismo de lado, é só dar o primeiro passo, literalmente.
O cardiologista, Dr. Jales Silvestre (CRM 153.086) explica que houve uma grande mudança em nosso cotidiano e que atualmente passamos muito tempo, seja no trabalho ou em casa, sem realizar qualquer tipo de esforço físico e isso traz malefícios do sedentarismo, como o infarto do coração e os cânceres.

“Ao longo do tempo várias atividades físicas do indivíduo foram substituídas por facilidades do mundo contemporâneo, por exemplo, se antes você iria a um determinado local a pé ou de bicicleta, hoje você vai de carro. Houve, então, uma substituição do que poderia ser uma atividade física por algo que contribui ao sedentarismo”.

Quando deixamos de praticar atividade física regula nos privamos de grandes benefícios como a diminuição dos riscos de doenças cardíacas, pulmonares e osteomusculares, completou o médico.

Por isso, adotar a prática de atividade física regular é fundamental para a saúde do coração, mas devemos lembrar que para os sedentários, ou seja, as pessoas que nãopraticam nenhum tipo de exercício, procurar um cardiologista para uma avaliaçãoinicial é fundamental.

“É muito importante a conscientização sobre a importância da atividade física, porém, antes de iniciá-la é imprescindível uma avaliação médica, preferencialmente com um cardiologista, pois ele ajudará a definir qual o melhor exercício, o tempo de duração e a frequência em que esta prática deverá ser realizada. Ninguém deve iniciar uma atividade física sem antes conhecer a saúde do próprio coração, evitando assim riscos desnecessários e obtendo apenas os benefícios desse que deve ser um hábito em nossas vidas”.

Praticar regularmente uma atividade física ajuda a diminuir o estresse, aumenta a taxa de colesterol bom (HDL), contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) do organismo,auxilia no controle da pressão arterial e do nível de açúcar no sangue.

Fazer exercícios físicos nos traz sensação de bem-estar, ajuda no controle do peso, entre outros tantos benefícios que contribuem muito para a saúde geral do indivíduo.

Baixe o Manual de Exercícios em Casa da OMS, aqui no nosso site. CLIQUE AQUI!

WhatsApp
Enviar WhatsApp