IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares

CONHEÇA-NOS


O Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) tem 52 anos de história e desde o início trabalha com vocação no pioneirismo tecnológico. Se tornou uma referência em tratamentos cardíacos na região de São José do Rio Preto, com o lema “Assistência, Docência e Ciência”. Possui funcionários qualificados e médicos renomados para o atendimento aos pacientes. Realiza consultas nas mais variadas especialidades e com equipamentos para cobrir diversos departamentos de diagnósticos: Ecocardiograma, Ultrassonografia Vascular, Ergometria e Ergoespirometria, Espirometria, Medicina Nuclear, Hemodinâmica, Arritmias Cardíacas, Laboratório de Análises Clínicas e Radiologia.

AMBULATÓRIO


O Ambulatório IMC Multiespecialidades oferece consultas e exames pré-agendados à pacientes com patologias de diversas complexidades nas áreas de Dermatologia, Pneumologia, Cardiologia, Vascular, Gastroenterologia e Neurologia. A qualidade, dedicação e modernidade têm a marca de excelência IMC, mas com a oferta de baixo custo para atender, de forma social, uma parcela maior da população.

MÉDICOS

Dr. João Daniel B. Pinotti (CRM 163.250) – Cardiologista

Drª Ana Paula Rodrigues Alves (CRM 129.611) – Dermatologista

Drª Naira Juliana Santos Gomes (CRM 194.858) – Neurologista

Dr. Nazir Elias Chalela Youb (CRM 157.588) – Gastroenterologista

Drª Mariana Bilachi Pinotti Lobregat (CRM 145.624) – Pneumologista

Dr. José Dalmo de Araújo Filho (CRM 71.384) – Cirurgião Vascular

CONSULTÓRIOS


Nossos consultórios são climatizados e equipados com macas para os atendimentos aos pacientes.
Neles são oferecidas consultas nas especialidades médicas.

MÉDICOS


ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR

Dr. Emerson Ciorlin (CRM 92.829)

Dr. José Dalmo de Araújo (CRM 13.539)

Dr. José Dalmo de Araújo Filho (CRM 71.384)


ARRITMIA E ELETROFISIOLOGIA E MARCAPASSO

Dr. Adalberto Menezes Lorga (CRM 11.388)

Dr. Adalberto Menezes Lorga Filho (CRM 74.367)

Dr. Eduardo Palmegiani (CRM 115.713)

Dr. Thiago Baccilli Cury Megid (CRM 135.675)


CARDIOGERIATRIA

Drª Adriana Pinto Bellini Miola (CRM 87.475)


CARDIOLOGIA CLÍNICA

Dr. Adalberto Menezes Lorga (CRM 11.388)

Dr. Adalberto Menezes Lorga Filho (CRM 74.367)

Drª Adriana Pinto Bellini Miola (CRM 87.475)

Dr. Álvaro José Bellini (CRM 11.314)

Dr. Jorge Cury Junior (CRM 27.105)

Dr. José Carlos Aidar Ayoub (CRM 24.695)

Dr. José Luiz Balthazar Jacob (CRM 21.331)

Dr. Luciano Miola (CRM 86.313)

Drª Maria Virginia C. A. R. Cury (CRM 36.000)

Dr. Pedro Gomes de Almeida Garzon (CRM 16.418)

Dr. Sérgio Aloisio Coimbra Garzon (CRM 16.418)

Drª Wilma Roberta Ardito (CRM 58.372)


CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

Dr. José Luiz Balthazar Jacob (CRM 21.331)

Dr. Sérgio Aloisio Coimbra Garzon (CRM 16.418)


CARDIOPATIA E GRAVIDEZ

Drª Maria Virginia C. A. R. Cury (CRM 36.000)


CIRURGIA CARDÍACA E MARCAPASSO

Drª Renata Andrea Bogdan (CRM 79.123)

Dr. Rinaldo Costa Santos (CRM 70.355)

Dr. Roberto Vito Ardito (CRM 21.497)


CIRURGIA TORÁCICA

Dr. Aldemir Bilaqui (CRM 14.386)

Dr. Rinaldo Costa Santos (CRM 70.355)


ENDOCRINOLOGIA

Drª Isabela C. Godoy Santos (CRM 116.553)


ERGOMETRIA E ERGOESPIROMETRIA

Dr. Álvaro José Bellini (CRM 11.314)

Drª Adriana Pinto Bellini Miola (CRM 87.475)


GASTROLOGIA

Dr. Nazir Elias Chalela Youb (CRM 157.588)


HIPERTENSÃO ARTERIAL

Dr. José Carlos Aidar Ayoub (CRM 24.695)


PNEUMOLOGIA, BRONCOSCOPIA, ESPIROMETRIA E ERGOESPIROMETRIA

Dr. Aldemir Bilaqui (CRM 14.386)

Drª Mariana Bilachi Pinotti Lobregat (CRM 145.624)

Dr. Diego Stefani Bizinoto (CRM 134.121)

ECOCARDIOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA VASCULAR


O ecocardiograma é um exame de ultrassom que faz diagnósticos de doenças cardíacas. Ele capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração e as transforma em imagens que são exibidas em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração.
O ecocardiograma transesofágico é feito por meio da introdução de uma sonda no esôfago, como uma endoscopia, atualmente capacitado a gerar imagens em 3D, detalhando a anatomia das estruturas cardíacas, como as válvulas do coração, suas possíveis malformações e também para diagnosticar outras doenças. Esse equipamento permite realizar um diagnóstico mais rápido e preciso. É possível, por exemplo, que o cirurgião localize com exatidão a parte da válvula com defeito e determine com mais clareza onde está localizado o problema e o melhor método de correção, para que não haja falha durante o tratamento. Também pode auxiliar na localização de defeitos congênitos e orientar o posicionamento de dispositivos para sua correção durante um procedimento de cateterismo. Apesar de ser muito eficaz, este exame é indicado pelo cardiologista clínico e sua equipe em casos específicos para o diagnóstico de problemas que não são identificados com exames de rotina e menos invasivos.

MÉDICOS

MÉDICOS ECOCARDIOGRAMA

Dr. Adelino Parro Junior (CRM 53.630)

Drª Marta L. Carramona Cherubini (CRM 66.726)

MÉDICOS ULTRASSOM VASCULAR

Dr. César Gonçalves Preto (CRM 74.615)

Drª Susana Mara Fernandes de Araújo (CRM 77.046)

ELETROCARDIOGRAMA


Também conhecido como ECG ou Eletro, o Eletrocardiograma mede a atividade elétrica do coração. Ligado a eletrodos, o aparelho é capaz de avaliar o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso, é um exame simples e usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista. O objetivo é detectar falhas na condução elétrica pelo coração, tais como, arritmias e taquicardias ou bradicardias, quando o peito bate rápido ou devagar demais, respectivamente.

ERGOMETRIA E ERGOESPIROMETRIA


A Ergometria estuda o desempenho máximo do corpo humano durante o uso de algum equipamento ou máquina. O teste ergométrico é utilizado para avaliar o funcionamento cardiovascular durante um esforço físico. Neste teste, são observados sintomas, pressão arterial e comportamentos da frequência cardíaca, antes, durante e depois do teste.
A Ergoespirometria, também conhecida como teste cardiopulmonar, é o exame que utiliza o teste ergométrico e a análise os gases expirados durante o esforço feito pelo paciente, para entender melhor o comportamento dos sistemas do corpo, como: consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.

MÉDICOS

Dr. Álvaro José Bellini (CRM 11.314)

Drª Adriana Pinto Bellini Miola (CRM 87.475)

ESPIROMETRIA


A palavra espirometria vem do latim spirare, que significa respirar, e metrum, que significa medida; o termo foi criado em 1789 por cientistas que investigavam uma forma de aferir o volume de oxigênio utilizado na respiração. Hoje, este é o nome dado ao exame do pulmão, também conhecido como teste de sopro, que avalia a função pulmonar. A espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões; permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar e ajuda a identificar possíveis doenças, como asma, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e alergias respiratórias.

HEMODINÂMICA DIAGNÓSTICA E INTERVENCIONISTA


Há quase 40 anos, o IMC conta com uma Hemodinâmica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de patologias cardiovasculares e neurológicas. São duas salas equipadas com aparelhos modernos, de última geração e uma equipe qualificada e preparada para os cuidados com o paciente. Além de 6 leitos de recuperação pós-anestésica com monitores cardíacos, que viabilizam a ida do paciente direto para o quarto, sem passar pela UTI.
A Hemodinâmica do IMC realiza mensalmente cerca de 70 cateterismos, 25 angioplastias com implante de stent e 20 ablações (correção de arritmias), além de inúmeros tratamentos de cardiopatias congênitas durante o ano.

MÉDICOS

Dr. José Luiz Balthazar Jacob (CRM 21.331)

Dr. Pedro Gomes de Almeida Garzon (CRM 94.938)

Dr. Sérgio Aloisio Coimbra Garzon (CRM 16.418)

Dr. Dárcio Gitti de Faria (CRM 129.196)

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA


O Laboratório do IMC conta com equipamentos de última geração, moderno setor técnico e profissionais qualificados para executar os exames que são realizados com toda qualidade e rapidez necessária nas mais diversas áreas.



MÉDICOS


Dr. Paulo Antonio Zola (CRM 22.848)

MARCAPASSO


Depois de implantado, o marca-passo - um dispositivo de aplicação médica que tem o objetivo de regular os batimentos cardíacos – precisa ser avaliado periodicamente. A frequência será sempre definida pelo médico que o implantou, variando de acordo com as características e necessidades de cada paciente. Com um equipamento específico para essa função, o paciente deitado em uma maca, fica com um cabeçote posicionado sobre a região do implante e o programador troca informações com o marca-passo, permitindo modificar vários parâmetros.

MEDICINA NUCLEAR


Com a Medicina Nuclear é possível estudar a função dos tecidos, trazendo informações que, associadas à avaliação anatômica obtida por outros métodos de imagem, contribuem para o diagnóstico precoce, grau de comprometimento e controle da evolução de muitas doenças.

Esta especialidade médica leva esse nome, porque utiliza-se de materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica. O paciente recebe substâncias compostas por elementos químicos emissores de radiação, cuja distribuição para determinados órgãos ou tipos células é revelada por uma câmara específica.

Na prática, o objetivo é sempre usar a menor quantidade de radiação possível, sempre supervisionado pelo médico especialista, o que torna estes exames muito seguros.


MÉDICOS


Dr. Fernando Vilela Salis (CRM 76.138)

Dr. Mario Meira L. Lins Filho (CRM 80.832)

Onde Estamos

Rua Castelo D´Agua, 3030
Redentora
São José do Rio Preto/São Paulo
CEP: 15015-210

 
WhatsApp
Enviar WhatsApp